Categorias
Memória

Museu Nacional promove curso sobre civilização egípcia

O Museu Nacional-UFRJ promove nos dias 3, 10, 17, 24 e 31/3/2012 o curso “Sociedade e cultura no Egito Antigo: o acervo egípcio do museu”. As aulas serão ministradas pelo doutor e professor adjunto Antonio Brancaglion Junior, do Departamento de Antropologia dessa unidade. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 25/1, quarta-feira, pelo site http://www.museunacional.ufrj.br /Museu Nacional/ eventos/egito.html.

O curso busca investigar a singularidade da civilização que habitou as margens do Nilo: sua escrita, suas formas artísticas, as suas crenças no mundo divino, que, habitado por uma multidão de deuses, forma um todo indissociável, tão característico da cultura faraônica.

Além da documentação textual, o objetivo do curso é utilizar o acervo egípcio do Museu Nacional, único no país, para revelar como os recursos naturais e as técnicas somadas às estruturas sociais e políticas, motivadas por um conjunto de crenças em uma visão singular do mundo, constituíram a dinâmica do desenvolvimento da civilização egípcia.

O formulário para inscrição estará disponível na página do Museu a partir da data acima e deverá ser encaminhado ao e-mail: coordextmn@mn.ufrj.br. A programação e informações sobre horários, carga horária e valores também podem ser encontradas no endereço eletrônico. As vagas são limitadas.