">O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) quer estimular a participação de voluntários para a campanha de doação de sangue, garantindo, assim, o estoque de seu serviço de hemoterapia.

HUCFF faz campanha para doação de sangue

Nesta época do ano, em que as unidades de saúde ficam em estado de alerta, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) está convocando a população para doar sangue. Referência nacional e internacional em procedimentos de alta complexidade, o HUCFF realiza, em seu pleno funcionamento, cerca de 30 cirurgias por dia, entre cardíacas, ortopédicas e vasculares – que demandam um volume expressivo de reserva de sangue –, além de transplantes.

O hospital precisa receber diariamente em torno de 80 doadores e espera estimular a participação dos voluntários com a campanha de doação fidelizada e responsável – pelo menos duas vezes por ano – para garantia do estoque de seu serviço de hemoterapia em todos os tipos sanguíneos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 1,8% da população é doadora, enquanto o ideal seria de 3% a 5%.

As bolsas de sangue também são necessárias para o atendimento às crianças internadas no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) e na Maternidade-Escola,  unidades próprias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para doar, basta trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Devem-se evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. A coleta de sangue acontece entre 7h30 e 13h30, no 3° andar do hospital. Outras informações pelo telefone (21) 2562-2305 ou pelo e-mail hemoter@hucff.ufrj.br.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do HUCFF