O Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser) da UFRJ apresenta o “Mapa da População Negra e Parda no Brasil”, na próxima segunda-feira (14/11), a partir das 9h. O lançamento acontecerá através do boletim eletrônico “Tempo em Curso”, no próprio site do Laeser.">O Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser) da UFRJ apresenta o “Mapa da População Negra e Parda no Brasil”, na próxima segunda-feira (14/11), a partir das 9h. O lançamento acontecerá através do boletim eletrônico “Tempo em Curso”, no próprio site do Laeser.">

Laboratório do Instituto de Economia lança mapa da população negra e parda no Brasil

A pesquisa é coordenada pelo professor Marcelo Paixão, do Instituto de Economia (IE), e foi realizada com base nos indicadores do Censo de 2010. A análise dos dados mostrou, por exemplo, que negros e pardos constituem 56,8% da população residente em todos os municípios recenseados demograficamente. A taxa aponta um aumento em 7,6% em comparação aos dados do Censo de 2000.

A escolha da data para o lançamento foi pensada para ilustrar a “Semana da Consciência Negra”. Mais informações estão disponíveis pelo site do Laeser, pelo e-mail laeser@ie.ufrj.br, ou pelo telefone 8217 3483, com Irene Rossetto.