">Na sessão dessa quinta-feira, 25/11, o Conselho Universitário aprovou uma resolução em defesa dos servidores da UFRJ. O ponto foi incluído, com urgência, na pauta do Conselho, após a informação trazida pelo pró-reitor de Pessoal, Roberto Gambine, de que o Ministério do Planejamento desativaria duas rubricas (008/16 e 008/19) no Siape, o que traria impactos aos vencimentos de cerca de seis mil servidores da UFRJ, já em janeiro de 2012.

Consuni aprova resolução em defesa dos servidores da UFRJ

Na sessão dessa quinta-feira, 25/11, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou uma resolução em defesa dos servidores da UFRJ. O ponto foi incluído, com urgência, na pauta do Conselho, após a informação trazida pelo pró-reitor de Pessoal (PR-4), Roberto Gambine, de que o Ministério do Planejamento desativaria duas rubricas (008/16 e 008/19) no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), o que traria impactos aos vencimentos de cerca de seis mil servidores da UFRJ, já em janeiro de 2012.

A notícia trouxe indignação aos conselheiros, sobretudo pela forma como o assunto fora conduzido pelo Ministério, por meio de um comunicado. Na avaliação da conselheira Neuza Luzia, coordenadora-geral do Sintufrj, a medida “é mais do que uma afronta à autonomia universitária. É uma agressão à capacidade de sustento desses servidores”, alguns dos quais teriam seus rendimentos reduzidos à metade.

Abaixo, a íntegra da resolução 24/2011, aprovada, por unanimidade, pelo Consuni.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CONSELHO UNIVERSITÁRIO

RESOLUÇÃO N° 24/2011

Estabelece ações contra a redução ou corte de salários, de remuneração ou rubricas trabalhistas dos  servidores da UFRJ.

Considerando o princípio da Autonomia Universitária consagrado no artigo 207 da Constituição Federal;

Considerando que a UFRJ rege-se pelos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência consagrados na Constituição Federal para a Administração Pública;

Considerando o princípio constitucional da irredutibilidade dos salários;

Considerando que os atos normativos administrativos devem estar sustentados no devido processo legal;

Considerando que ações que visem à redução ou extinção de remuneração e benefícios trabalhistas devem respeitar os direitos adquiridos e não podem ser adotadas a partir de procedimentos parciais ou por amostragem;

Considerando a extensão dos efeitos da aplicação do Relatório Operacional da Auditoria do Ministério do Planejamento que, através de instrumento de comunicação interna, resolveu extinguir rubricas (00816 a 00819) de pagamento do Sistema SIAPE, o que poderá acarretar a diminuição dos vencimentos de quase 6.000 servidores da UFRJ;

Considerando que o relatório ignora atos do próprio Governo Federal, que permitiram as ações administrativas que geraram tais rubricas;

Considerando que os pagamentos de rubricas que se constituíram em direitos trabalhistas tiveram origens diversas e foram instituídas por distintas legislações ao longo da história da Administração Pública;

Considerando que cortes indiscriminados e sem sustentação jurídica, além de agredirem direitos dos servidores, provocam grandes problemas ao funcionamento da Universidade;

Considerando, ainda, que a UFRJ tem a responsabilidade institucional de providenciar o levantamento e apresentar as informações que o caso requer, antes de qualquer ação administrativa.

O Conselho Universitário, reunido em sessão ordinária em 24 de novembro de 2011, RESOLVE:

I. Determinar que a Administração Central da UFRJ não proceda a nenhuma redução ou corte de salários, de remuneração ou rubricas trabalhistas sem o devido processo legal, em que se garanta o respeito ao contraditório e à ampla defesa, bem como ao direito adquirido, caso a caso, conforme estabelecido pela Constituição da República, nos Direitos e Garantias Fundamentais;

II. Criar Grupo de Trabalho para levantar as informações e os elementos necessários que permitam a efetiva identificação das situações que geraram as remunerações apontadas no referido relatório operacional;

III. Comunicar o resultado do trabalho do Grupo instituído pelo inciso H ao Ministério da Educação e à Auditoria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com a implementação posterior de providências necessárias, para o devido exercício da ampla defesa e do contraditório, se for o caso, com a garantia de sua instrução, com levantamento individualizado, além da invocação objetiva e explícita de fundamentos determinantes da alegação de necessária revisão administrativa;

IV. Apoiar o Magnífico Reitor nas suas gestões junto aos Ministérios envolvidos.