Artigos sobre mudanças climáticas são publicados pelo Museu Nacional

Recentemente, o Museu Nacional (MN) da UFRJ publicou dois trabalhos bastante relevantes no âmbito das mudanças climáticas globais. Ambos foram conduzidos por profissionais de diferentes nacionalidades, incluindo professores e cientistas brasileiros.

O primeiro deles, “Carbon emission from hydroelectric reservoirs linked to reservoir age and latitude”, foi liderado pelo professor Fabio Roland, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e abordou o tema da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa em reservatórios no mundo, incluindo os de origem brasileira.

O outro artigo, “Warmer climates boost cyanobacterial dominance in shallow lakes“, conduzido principalmente pela professora Vera Huszar, da UFRJ, fala sobre o aumento na proporção de cianobactérias, um grupo de algas potencialmente tóxicas, sob a temperatura de lagos rasos da América do Sul.

O primeiro trabalho saiu na Nature Geoscience e o segundo encontra-se em early view na Global Change Biology, duas revistas de alto impacto na comunidade acadêmico-científica.