">O Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro), do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), em parceria com a Escola de Arquitetura e Urbanismo (EAU) e o Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizam, nos dias 7 e 8 de novembro, o colóquio "Jane Jacobs: 50 anos de Morte e Vida de Grandes Cidades".

Colóquio promove debate sobre Urbanismo

O evento celebra o cinquentenário da publicação de The Death and Life of Great American Cities (1961), considerado, até hoje, um clássico dos estudos urbanos. Além disso, destaca-se a atualidade das ideias de Jane Jacobs para o debate em torno dos diferentes modelos e concepções de planejamento urbano, revisitando a sua crítica aos processos chamados de "renovação urbana", inspirados no Urbanismo modernista de extração racionalista.

O colóquio pretende promover um amplo debate entre pesquisadores de diversas áreas, interessados nas questões urbanas, especialmente no momento em que o Rio de Janeiro torna-se sede de grandes projetos e intervenções urbanas, afetando o cotidiano de milhares de moradores e frequentadores da cidade.

No dia 7, o evento será realizado no auditório do Ifcs, na sala 103, que fica no Largo São Francisco de Paula, 1, Centro. No dia 8, o colóquio acontece no auditório da EAU-UFF, localizado à Rua Passo da Pátria, 156, campus da Praia Vermelha, em São Domingos, Niterói. A entrada é franca.

Outras informações e programação estão disponíveis no site do evento.