Semana de Engenharia Civil e Ambiental tem início no CT

Começou nessa segunta-feira (24/10) a primeira “Semana de Engenharia Civil e Ambiental da UFRJ”. Até quinta-feira (27/10) o público pode conferir palestras, minicursos, oficinas, visitas técnicas, exposições e exibições de filmes com o tema “Grandes obras, grandes impactos, grandes soluções”.

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do bloco A do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ) e contou com a presença de Walter Suemitsu, decano do CT; Eduardo Gonçalves Serra, vice-diretor da Escola Politécnica (Poli-UFRJ); Iene Figueiredo, coordenadora de graduação de Engenharia Ambiental; Elaine Garrido Vazquez, coordenadora de graduação de Engenharia Civil; Otto Corrêa, tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Civil e Lucas Lima, do grêmio de Engenharia Ambiental.

Nos discursos de abertura, foi destacada a questão do desafio da sustentabilidade e da viabilidade econômica de grandes obras, que foi um problema inclusive para o CT2, segundo prédio do Centro de Tecnologia que está em construção. Quanto ao evento em si, Iene Figueiredo destacou a relevância da iniciativa: “É importante que haja o diálogo na faculdade para que ele continue no mercado”.

O evento foi completamente organizado pelos alunos, o que inclui contato com convidados, captação de patrocínio e o trabalho durante a semana. Uma das responsáveis pela organização, Beatriz Ferreira, do 8º período de Engenharia Ambiental, destaca como pontos altos as palestras de Jerson Kelman, presidente da Light (“Licenciamento ambiental de usinas hidrelétricas”) e de Bruno Contrini, engenheiro civil que trabalhou em diversos projetos com Oscar Niemeyer (“Grandes obras, grandes impactos e grandes soluções”).

O evento

A primeira “Semana de Engenharia Civil e Ambiental da UFRJ” surgiu da junção das comissões organizadoras do “UFRJ Ambientável” e da “Semana de Engenharia Civil”, que entraram no calendário acadêmico em 2005 separadamente.

O objetivo é a discussão de temas relacionados ao meio ambiente e à construção civil por meio das apresentações e atividades oferecidas, além do estímulo à interação entre encontristas e palestrantes. Há também uma feira de estágios com estandes das empresas patrocinadoras e dos mestrados da Escola Politécnica.

Para informações sobre inscrição e programação completa, acesse o site: http://www.sca.poli.ufrj.br/index.html.