2º Encontro Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos reflete sobre o Dia Mundial da Alimentação

Na última terça-feira (18/10), aconteceu, no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ), o “2º Encontro Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos”. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia – Regional Rio de Janeiro (sbCTA-RJ) e o tema desta edição foi “Alimentação e saúde”.

Cheila Mothé, vice-presidente da sbCTA-RJ e professora titular da Escola de Química (EQ-UFRJ), contou o que estimulou a realização do evento: “A sbCTA estimula que todas as regionais façam uma reflexão sobre o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) e a fome no mundo, que é um problema mais sério a cada ano. Procuramos sensibilizar e conscientizar a população trazendo conferências modernas. A segurança dos alimentos também nos preocupa muito, porque há um grande número de óbitos que acontece por contaminação nos alimentos”.

O Salão Nobre estava cheio, com um público predominantemente jovem, composto por alunos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia de Bioprocessos, Nutrição e Gastronomia. Cheila afirmou que um ônibus foi disponibilizado para 40 alunos do município de Rio Pomba, interior de Minas Gerais. O evento também atingiu o Espírito Santo e outras regiões do Brasil.

Segundo Cheila, a UFRJ está bem inserida na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. “O nosso decano gentilmente cedeu um espaço para a sbCTA-RJ dentro do CT. Com isso, foi possível integrar melhor toda a nossa universidade e outras, como a UFRRJ, que está conosco na organização deste evento, Uerj, UFF, Uezo e algumas particulares, como a Unigranrio e a Estácio de Sá.”