Seminário internacional debate novos caminhos da televisão

O seminário internacional “Estudos de televisão: diálogos Brasil-Portugal” debateu, na última quarta-feira (19/10), as tendências do telejornalismo brasileiro e a questão da multidão política na TV. O encontro é uma realização da UFRJ em parceria com o Globo Universidade e objetiva a discussão entre pesquisadores e estudiosos por meio da troca de experiências entre Brasil e Portugal.

A Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ –  foi o local escolhido para sediar o seminário, cuja abertura foi ministrada por João Freire Filho, coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM) da UFRJ e também organizador do evento. “É importante que se discutam os rumos que a TV irá tomar nos novos contextos que têm surgido”, ressaltou Freire.

O professor convidou Andréa França, professora da PUC-Rio, para mediar a primeira mesa do dia, que foi composta por Itania Gomes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Eduardo Cintra Torres, da Universidade Católica Portuguesa (UCP). A primeira temática apresentada foi o trabalho de Itania Gomes: “Tendências do telejornalismo brasileiro no início do século XXI: telejornalismo popular e infotainment”.

De acordo com a docente da UFBA, “trata-se de uma análise televisiva e do telejornalismo a partir de duas tendências, o telejornalismo popular e o infotainment, que é a mistura de jornalismo com entretenimento. A partir daí problematizar as questões pelo viés dos estudos culturais”. Para Gomes, o jornalismo tornou-se uma indústria e a ideia de associá-lo com entretenimento é inviável. “O jornalismo está sempre se modificando, mas deve-se ter cuidado, entretenimento é uma coisa distinta”, afirmou.

Já a fala de Eduardo Torres se volta para o estudo das multidões políticas e seu papel na mídia televisiva. A pesquisa é resultado do doutorado de Torres. “Minha investigação faz o cruzamento entre os estudos sociológicos e a televisão. Li vários autores e me foquei no conceito de representação, que é fundamental: a TV tem uma forte representação em diversos âmbitos, assim como a multidão é uma força de representação política. Minha pesquisa relaciona os dois campos”, explicou o docente.

O seminário terá ainda outra edição a ser realizada nos dias 12 e 13 de dezembro na Universidade do Algarve, em Portugal. Os resultados de ambos os encontros serão posteriormente catalogados em uma coletânea que leva o nome do evento. O lançamento será uma realização da Editora Sulina, com data a ser definida.