Categorias
Memória

Conversações entre história, filosofia e religião

Com a organização e moderação do professor Márcio Tavares d`Amaral, a Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ proporcionará, no dia 5/11 (sábado), das 9h às 13h, o “Encontro História, Filosofia e Religião – conversações”. O evento trará questões de interface nessas áreas, suscitadas por um texto-provocação apresentado pelo professor aos membros das mesas. O encontro está relacionado aos estudos desenvolvidos pelo docente, nos últimos nove anos, no âmbito do Programa Transdisciplinar de Estudos Avançados (Idea), vinculado à ECO-UFRJ.

Em seguida às exposições dos convidados, haverá debate entre os participantes e destes com o público. A proposta é registrar as intervenções e os debates em livro, a ser organizado pelo coordenador do encontro.

A participação no encontro é gratuita, sendo necessário enviar uma mensagem para o endereço hfrconversacoes@gmail.com informando nome e atividade/função que exerce. O evento será na Sala Vianninha, na ECO, localizada no térreo do Palácio Universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca.

Abaixo segue a disposição dos temas e palestrantes do debate:

“Estou aqui: um nome da presença” – palestrante: André Lázaro, professor da Faculdade de Comunicação da Uerj, especialista em Políticas Públicas em Educação e pesquisador associado ao Programa Idea.

“A filosofia da mitologia de F. W. Schelling” – palestrante: Cristiane Costa, professora, pós-doutorada em Ciência da Religião pela UFJF e pesquisadora associada ao Programa Idea.

“Mística e ascese da escrita na literatura moderna” – palestrante: Eduardo Losso, professor do Curso de Letras da UFRRJ e editor da Revista.doc.

“Toda origem é misteriosa: Max Picard e a dádiva divina da linguagem” – palestrante: Erick Felinto, professor da Faculdade de Comunicação da UERJ e pesquisador do CNPq.

“Filosofia e religião” – palestrante: Emmanuel Carneiro Leão, filósofo, teólogo e professor emérito da UFRJ.

“Transcendentalidade e mundaneidade” – palestrante: Fernando Fragozo, professor da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisador do Programa Idea.

“História, filosofia, religião: hipóteses para uma compreensão histórica do presente” – palestrante Marcio Tavares d`Amaral, professor emérito da UFRJ, coordenador e pesquisador do Programa Idea.

“A mística na contemporaneidade” – palestrante: Maria Clara Bingemer, professora do Departamento de Teologia da PUC-Rio, coordenadora da Cátedra Carlo Maria Martini da PUC-Rio, pesquisadora do CNPq e membro do corpo editorial da revista Concilium.

“Rastros na paisagem: a fotografia e a proveniência dos lugares” – palestrante: Maurício Lissovsky, professor da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisador do Programa Idea.

“A revelação permanente na tradição judaica: um estudo da saída de Abraão da terra natal na presença de Leibovitz, Lévinas e de um texto talmúdico” – palestrante: Paulo Blank, psicanalista, pesquisador independente de Pensamento Judaico, de estudos atuais na Comunidade do Judaísmo Humanista e pesquisador associado ao Programa Idea.