Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) aconteceu na Paraíba e debateu as práticas arquivísticas e as ações de cooperação e integração.

">Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) aconteceu na Paraíba e debateu as práticas arquivísticas e as ações de cooperação e integração.

">
Categorias
Memória

Encontro de Arquivistas discute temas da área

Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) aconteceu na Paraíba e debateu as práticas arquivísticas e as ações de cooperação e integração.

Foi realizado, entre os dias 27 e 30 de setembro, o II Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), o ENARQUIFES II, na cidade de João Pessoa, Paraíba. O evento, que teve como um de seus temas “Políticas Arquivísticas nas IFES: das práticas à construção de novos rumos”, foi um espaço para discussão da atuação dos profissionais da área, os quais aprofundaram questões como as boas práticas arquivísticas e as ações de cooperação e integração.

A segundo edição do ENARQUIFES resultou da parceria de diversas universidades. O evento contou com a participação de representantes do Arquivo Nacional e de nomes importantes da UFRJ, como os arquivistas Maria da Graça Marques, Sérgio Ferreira Monique Francis Santana e Wagner Ridolphi.

Durante o encontro, foram realizados grupos de trabalho que discutiram temas como a atuação dos arquivistas e profissionais de arquivo, a desburocratização da gestão de documentos e o uso de recursos tecnológicos nos arquivos das IFES. Também foi incentivado o desenvolvimento e o acompanhamento de trabalhos da área em cada instituição, além da aprovação do Código de Classificação e da Tabela de temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo, que serve para padronizar os procedimentos técnicos de gestão e conservação de acervo das IFES.

O próximo ENARQUIFES acontecerá em 2013 na cidade de Belém, no Pará. Um Comitê Nacional de Arquivistas das IFES (CNIFES) foi criado para divulgar e acompanhar a aplicação das resoluções finais do encontro. O CNIFES terá como um de seus dez representantes o arquivista da UFRJ Wagner Ridolphi. Para mais informações sobre o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo acesse aqui.