Simpósio Desenvolvimento de Fitoterápicos aprofunda-se na farmacologia e na química medicinal

Realizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), teve início, às 08h45 desta sexta-feira (30/9), o simpósio “Desenvolvimento de Fitoterápicos”. O evento ocorreu no Auditório Hélio Fraga, localizado no 2º andar do bloco K, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O simpósio, coordenado pelo professor Roberto Takashi Sudo, teve a presença de professores de diversas universidades do país para promover o debate de farmacologia e química medicinal.

O programa foi aberto pelo professor Roberto Lent, atual diretor do ICB, e pelo professor Eliezer J. Barreiro, coordenador do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos do ICB e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT/Inofar).

A professora Maria Auxiliadora Kaplan, do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN), abordou o tema “Produtos naturais na conjunção descoberta, inovação e desenvolvimento sustentado”. Tratando da interação da biologia com a química dos produtos naturais, a professora foi enfática: “A quantidade de produtos naturais é imensa e digo ainda que a quantidade de produtos naturais ainda a serem descobertos é igualmente gigantesca”.

Esclareceu também que a busca por produtos naturais no reino vegetal pode ocorrer de forma totalmente aleatória, com base em informações (etnobotânicas e etnofarmacológicas), e por meio da quimiossistemática vegetal micromolecular. Empolgada com a temática, a professora seguiu falando de diversidade molecular e suas estruturas.

Após novo espaço para discussão, o simpósio teve as apresentações “Princípios ativos: novas descobertas” pelo professor Angelo da Cunha, do Instituto de Química (IQ); “Piper Claussenianum CDC: Química e potencial farmacológico” por André Mesquita Marques, também vinculado ao NPPN; “Avaliação da atividade analgésica de extratos e frações de folhas de Rhedia longifólia Planch & Triana: investigação de substâncias ativas e possíveis mecanismos de ação” por Diogo Dibo do Nascimento, da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz); “Estudo do fitocomposto Mangiferina como alternativa para o tratamento da asma em indivíduos diabéticos”, por Aline Bomfim Vieria, também vinculada à FioCruz; e encerrando o ciclo de palestras, “Da planta ao medicamento”, pelo professor João Batista Calixto, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).