Categorias
Memória

Seminário discute os caminhos da música na indústria cultural

O seminário internacional “Música independente no contexto pós-crise”, que acontece nos dias 3 e 4 de outubro, traz especialistas dispostos a discutir o conceito indie e o nível de autonomia dos chamados atores independentes em relação à indústria.

O seminário internacional “Música independente no contexto pós-crise”, que acontece nos dias 3 e 4 de outubro, traz especialistas dispostos a discutir o conceito indie e o nível de autonomia dos chamados atores independentes em relação à indústria. Além disso, os palestrantes farão um breve balanço do impacto das transformações que vêm ocorrendo nos negócios da música nos últimos anos, seja nas bordas ou mesmo fora do âmbito comercial.

Para o desenvolvimento das reflexões, os palestrantes têm como referência alguns exemplos expressivos que estiveram ou estão em curso em diversas partes do mundo. A discussão dos desafios e das perspectivas da música independente no âmbito das indústrias midiáticas reunirá pesquisadores do Brasil, Inglaterra e da Espanha, estabelecendo um diálogo entre a academia e outros atores sociais, buscando alternativas para dinamizar os circuitos culturais mobilizados por estas manifestações artísticas num contexto pós-crise.

O evento, que será coordenado pelo professor da ECO-UFRJ Micael Herschmann, será realizado no Auditório RAV 102 da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-UERJ). O endereço é Rua São Francisco Xavier, nº 524 (campus do Maracanã), Pavilhão João Lyra Filho, 10º andar. Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo site do evento.