Categorias
Memória

Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria promove palestras semanais

O Centro de Estudos (CE) do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ tem encontros semanais com professores, pesquisadores, alunos e público interessado. Um dos objetivos é promover debates sobre variados assuntos relacionados à saúde mental e à vigilância psicossocial. As palestras são promovidas pela presidente do CE, Liliane Vilete, pelo coordenador do CE, Elie Cheniaux, e também pelo vice-diretor do Ipub/RJ, Márcio Amaral.

Os eventos acontecem todas as sextas-feiras pela manhã no Auditório Leme Lopes, no campus da Praia Vermelha. As discussões vão desde questões relacionadas ao assédio moral no trabalho, até análises científicas. São debatidos também assuntos acerca de conflitos de interesse na pesquisa e na assistência à saúde, tendo como tema de reflexão geral as atividades do meio psiquiátrico. A ideia é abordar as diversas questões sobre o bem-estar mental da sociedade.

As apresentações são gratuitas e não possuem direcionamento específico no que concerne ao público. “Alunos, professores, profissionais da área e mesmo curiosos são bem-vindos”, ratificou a presidente Liliane Vilete.  “Procuramos abordar os mais diversos assuntos, para que os debates não se tornem repetitivos e o maior número de pessoas possa participar das discussões, tornando-as mais interessantes”, disse.

De acordo com o professor Márcio Amaral, em uma área de saber que possui tantas visões, é primordial que haja essa possibilidade de discussão entre os profissionais de saúde mental e pessoas interessadas no assunto, para que todos ouçam e pensem nas razões alheias. Além disso, segundo ele, este tipo de acontecimento favorece o desenvolvimento de uma relação respeitosa entre os estudiosos, independentemente das formações teóricas ou crenças de cada um.

Por fim, é válido frisar que ninguém possui o monopólio do saber, especialmente em uma área que abrange tantas formas diferentes do mesmo e é sensível ao efeito (benéfico ou maléfico) de vários tipos de intervenção. A troca de ideias é a chave para a solução dos problemas de qualquer ciência, além de demonstrar maturidade e veemência por parte dos especialistas e mesmo dos leigos.
 
Os eventos

Além das palestras que acontecem às sextas-feiras, o Ipub oferece seminários, jornadas e simpósios. A maioria tem entrada franca. Para obter informações sobre o calendário e os temas apresentados em cada evento, basta acessar http://www.ipub.ufrj.br/portal/, podendo inclusive criar uma conta no site para receber informações por e-mail.

O Auditório Leme Lopes localiza-se no Instituto de Psiquiatria, Av. Venceslau Brás, 71 Fundos, Botafogo – RJ. Tel: (21) 3873-5540 e 3873-5507. Email: ipub@ipub.ufrj.br.