Categorias
Memória

Cineclube apresenta Obrigado por fumar

O cineclube da Casa da Ciência, Ciência em Foco, traz, dia 1º de outubro, a atração Obrigado por fumar, de Jason Reitman. O filme abre discussão sobre o domínio das verdades científicas no mundo moderno e será exibido às 16h.

No enredo, o porta-voz das grandes empresas de cigarros, Nick Naylor, e vigilantes da saúde, representados pelo senador Ortolan Finistirre, duelam sobre os destinos das políticas de venda do produto. Questionam se a dependência química e os prejuízos causados pelo hábito de fumar, tomados como verdades evidentes, poderiam restringir a liberdade de consumo dos indivíduos.

O professor Ivan da Costa Marques, do programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da UFRJ, é quem intervém nesse debate com a palestra “Alegar que cigarros não viciam requer provas”. Marques convida o público a pensar sobre o conhecimento científico, divulgado como um acervo de verdades universais e neutras na modernidade. E questiona essa única fonte aceitável do saber para discutir e avaliar as opções de políticas públicas.

Obrigado por fumar estreou em 2005 e tem duração de 92 minutos. A entrada para o evento é gratuita e a classificação recomendada é a partir de 16 anos. A Casa da Ciência, que promove o cineclube, localiza-se na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 2542-7494.