Categorias
Memória

Seminário discute políticas estratégicas para o país

A Firjan, o Colégio de Altos Estudos da UFRJ e a Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist), sediada no Instituto de Economia (IE-UFRJ), realizam, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, o Seminário Internacional "Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural em um contexto de crescimento e crise".

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Colégio de Altos Estudos da UFRJ e a Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist), sediada no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ), realizam, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, o Seminário Internacional "Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural em um contexto de crescimento e crise".

O seminário promove o encontro do setor industrial e da academia com os tomadores de decisão política para um debate sobre os resultados levantados pelo conjunto dos pesquisadores com os formuladores de política, nacionais e estrangeiros, procurando uma discussão fértil, que possa visualizar,  em longo prazo, a análise dos resultados obtidos pelas políticas em vigor.

O seminário apresenta os primeiros resultados do projeto “Observatório de Políticas de Produção e Inovação no Brasil”, surgido da cooperação entre a RedeSist e o Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo principal de acompanhar e discutir as políticas de inovação nas áreas estratégicas: biotecnologia, nanotecnologia, saúde, novas fontes de energia, tecnologia de informação e comunicação (TICs), defesa e petróleo/pré-sal.

O evento será realizado no auditório da Firjan, que se localiza na Av. Graça Aranha, 1 – Centro. As sessões terão início às 9h30, durando todo período da manhã e da tarde, e contarão com a presença de Aloizio Mercadante Oliva (ministro da Ciência e Tecnologia – MCT), Fernando Sandroni (presidente do Conselho Empresarial de Tecnologia do Sistema Firjan – Firjan-CET), entre outros nomes ilustres.

Mais informações sobre inscrições e programação do evento estão disponíveis nos sites http://www.redesist.ie.ufrj.br/p8/semi/, que fala sobre o seminário e seu objetivo, e http://www.redesist.ie.ufrj.br/p8/, que traz maiores detalhes do Projeto de Pesquisa Observatório PEPI-BR.