A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Colégio de Altos Estudos da UFRJ e a Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist), sediada no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ), realizam nos dias 13, 14 e 15 de setembro o Seminário Internacional "Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural em um contexto de crescimento e crise".
O Seminário promove o encontro do setor industrial e da academia com os tomadores de decisão política, para um debate sobre os resultados levantados pelo conjunto dos pesquisadores com os formuladores de política, nacionais e estrangeiros, procurando uma discussão fértil, que possa visualizar em longo prazo a partir da análise dos resultados obtidos pelas políticas em vigor.
O evento apresenta os primeiros resultados do Projeto “Observatório de Políticas de Produção e Inovação no Brasil”, surgido pela cooperação da Redesist–IE/UFRJ com o Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo principal de acompanhar e discutir as políticas de inovação nas áreas estratégicas: biotecnologia, nanotecnologia, saúde, novas fontes de energia, tecnologia de Informação e comunicação (TICs), defesa e petróleo/pré-sal.
O evento será realizado no auditório da Firjan, na Av. Graça Aranha, 1 – Centro – Rio de Janeiro. As sessões terão início às 9h30, durando todo período da manhã e da tarde, contando com a presença de Aloizio Mercadante Oliva (Ministro da Ciência e Tecnologia – MCT), Fernando Sandroni (Presidente do Conselho Empresarial de Tecnologia do Sistema Firjan – Firjan-CET), entre outros nomes ilustres.
Mais informações sobre inscrições e programação do evento estão disponíveis nos sites: http://www.redesist.ie.ufrj.br/p8/semi/, que fala sobre o seminário e seu objetivo; e em http://www.redesist.ie.ufrj.br/p8/, que traz mais detalhes do Projeto de Pesquisa Observatório PEPI-Br.