">Na próxima quarta-feira, dia 10 de agosto de 2011, às 11 horas, a Faculdade de Letras da UFRJ irá realizar uma Aula Inaugural do 2° semestre com a palestra “Desafios da leitura da obra de Joaquim Cardozo” a ser proferida pelo professor Marco Lucchesi. A palestra ocorre no Auditório G1, no 2º andar do prédio da Faculdade de Letras, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Palestra sobre Joaquim Cardozo na Faculdade de Letras

Recentemente, Lucchesi, professor, ensaísta e poeta carioca, foi eleito novo membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de número 15 da instituição. No dia a dia, é professor de Língua e Literatura Italiana na Faculdade de Letras da UFRJ, onde ministra aulas na graduação e na pós-graduação, além de orientar dissertações e teses.

Joaquim Cardozo, poeta, nascido no Recife, bairro do Zumbi, é autor dos livros Poemas, Signo Estrelado, O Interior da Matéria, Poesias Completas e Um Livro Aceso e Nove Canções Sombrias. No campo da dramaturgia escreveu, inovando o gênero bumba-meu-boi: Coronel de Macambira, De uma noite de festa e Marechal, boi de carro. Escreveu ainda os dramas O Capataz de Salema, e Antônio Conselheiro , além do pastoril Os anjos e os demônios de Deus.