">Teodósio era professor titular do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e ex-pró-reitor de Planejamento de Desenvolvimento da UFRJ.

Faleceu, nesta segunda, o professor Joel Teodósio

Joel TeodósioFaleceu, nesta segunda-feira, 1º de agosto, o professor Joel Regueira Teodósio. O docente foi pró-reitor de Planejamento de Desenvolvimento (Pr-3), durante a gestão de Aloísio Teixeira, mas teve de ser afastado do cargo por motivos de saúde.

Teodósio era professor titular do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DMM), da Escola Politécnica e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe) da UFRJ. Foi membro do Conselho Universitário (ConsUni) e, na década de 1980, presidiu a Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj). De acordo com Sandra Martins de Souza, Teodósio "foi uma pessoa de importância histórica no sindicato. Esteve à frente de uma das primeiras diretorias da Adufrj, quando ainda não era sessão sindical. A Adufrj emite seu pesar e reconhece o trabalho do professor no processo de constituição do sindicato e do movimento docente na UFRJ".

O seu vínculo com a UFRJ começou no mestrado, iniciado na Coppe em 1972 e concluído em 1973. No ano seguinte, Teodósio tornou-se auxiliar de ensino, até ser aprovado como professor assistente em 1978. Um ano antes, iniciara o doutorado, também na UFRJ, concluído em 1982, e que possibilitou sua progressão ao cargo de professor adjunto. Em 2002, foi aprovado em concurso publico para professor titular. Em 2004, com a posse do reitor Aloísio Teixeira, Joel Teodósio foi escolhido para ser o primeiro pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento de sua gestão.