">O Instituto de Química (IQ/UFRJ) comemorará o Ano Internacional da Química-2011, com o evento, “A Química em tudo – a UFRJ no Ano Internacional da Química”, que ocorrerá de 8 a 12 de agosto, de manhã à tarde,  A cerimônia de abertura será no dia 8, às 11 horas, no Auditório Roxinho, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), com a mesa redonda, “Desafios futuros da Química no Rio de Janeiro e no Brasil”.

A Química em tudo – a UFRJ no Ano Internacional da Química

A mesa redonda será composta por Sônia Cabral de Menezes (Cenpes/Petrobras), Alfredo Laufer (Parque Tecnológico da UFRJ), Débora Foguel (Pró Reitora de Pós Graduação e Pesquisa da UFRJ e docente do Instituto de Bioqímica Médica (IBqM/UFRJ) e Vítor Ferreira, representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

A programação é bastante ampla e está disponível na página do Instituto de Química (www.iq.ufrj.br). Dela tomam parte cinco conferencistas de universidades estrangeiras e quatro pesquisadores brasileiros de áreas diversas da química, professores do IQ responsáveis por dez minicursos para alunos da graduação e da pós-graduação e um workshop, “Empreendedorismo em Química”, dado pelo professor Josealdo Tonholo, do Instituto de Química e Biotecnologia, da Universidade Federal de Alagoas. Dentre os conferencistas estrangeiros, está o professor Peter Taylor, da Open University (Inglaterra), que tratará do ensino de química em um mundo conectado, e também o professor Michael Gratzel, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, integrante da lista dos dez químicos mais produtivos do mundo.

Complementando este programa, haverá a exposição, “A Química em tudo”, montada no hall do bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ (Avenida Athos da Silveira Ramos, 149 – campus da Cidade Universitária). A exposição contará com cinco módulos – 1) A Química e as imagens; 2) A Química e o corpo humano; 3) A Química, os materiais e as artes; 4) A Química e a preservação cultural; e 5) A Química e as fontes de energia sustentáveis. A concepção artística é dos professores Antonio Guedes e Desirée Bastos, da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ), e os conteúdos são de responsabilidade de uma equipe de docentes do IQ, coordenada pelo professor Joaquim F. M. da Silva.