">O Instituto de Economia (IE/UFRJ) realiza na terça-feira, 30/08, o Seminário de Pesquisa de 2011. Com o tema “UPPs Social: ações sociais para a consolidação da pacificação”, o evento contará com a presença de Ricardo Henriques, presidente do Instituto Pereira Passos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ações sociais para a consolidação da pacificação

A ideia de que ações sociais devem ou deveriam ser desenvolvidas paralelamente às ações policiais em territórios historicamente marcados por altos indicadores de violência é um consenso que tem tido a capacidade de colocar em concordância segmentos tão distintos como autoridades policiais, setores conservadores das classes médias, líderes comunitários ou ativistas dos direitos humanos.

O desafio do programa é produzir na cidade do Rio de Janeiro, nas favelas pacificadas, um modelo de gestão de programas sociais com função integradora, sem ascendência hierárquica sobre os atores envolvidos, participativa e com capacidade de reorientar seus rumos a partir do aprendizado sistemático produzido pelas equipes em campo.

O evento será realizado na próxima terça-feira, dia 30 de agosto, às 16h30, na sala 102 do Instituto de Economia, Av. Pasteur, 250 – Urca – Rio de Janeiro/RJ.
Maiores informações em: