Categorias
Memória

A vida invade as telas no cineclube da Casa da Ciência

“Guerra sem cortes” (EUA, 2007), de Brian de Palma, é a atração de 3 de setembro do cineclube Ciência em Foco. Inspirado no assassinato de uma menina iraquiana de 14 anos por quatro soldados norte-americanos, cria-se uma montagem ficcional de filmagens aparentemente documentais.

O conflito entre a ambição de manter um olhar independente e exterior aos fatos e o desejo de participar nas condições reais dos personagens soldados não se resolve.

A exibição será seguida da palestra “O olhar embarcado – tendências de documentarismo ficcional no cinema de guerra atual”, com o Doutor em Semiótica pela Aarhus Universitet, Dinamarca, Karl Erik Schollhammer. Ele também é professor do Departamento de Letras da PUC-Rio. Publicou, dentre outros livros, Além do visível e Linguagens da violência.

O cineclube exibe um filme seguido de debate no primeiro sábado de cada mês, sempre às 16h. O objetivo é estimular a produção e circulação de novas ideias. A entrada é franca.

O filme em pauta tem duração de noventa minutos e a faixa etária indicada é de 16 anos. A Casa da Ciência se localiza na Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo.  Mais informações em: http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com.