Categorias
Memória

Estudo revela possível causa de disfunção colinérgica no sistema nervoso central

Primeiro neurotransmissor descoberto, a acetilcolina desempenha um importante papel no sistema nervoso central, pois está envolvida na memória e na aprendizagem. Disfunções desse sistema foram responsáveis pelo desenvolvimento de diversas patologias. A Doença de Alzheimer (DA) foi a que recebeu maior atenção nas últimas décadas e é categorizada como uma prevalente forma de demência.
       
Com o objetivo de apresentar uma nova possibilidade para o mecanismo da disfunção colinérgica observada na DA, onde a perda de atividade de acetiltransferase (ChAT) – e não a morte dos neurônios colinérgicos – é o evento principal, Luís Eduardo da Silva Santos, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), defende, em 22 de agosto, às 9h, na sala G1-022 no Bloco G do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ), sua dissertação de mestrado.

Intitulado “Inibição da colina acetiltransferase por oligômeros solúveis de Aβ: possível causa de disfunção colinérgica no sistema nervoso central”, o estudo, teve a orientação do professor Fernando Garcia de Mello, do IBCCF/UFRJ, e aborda a procura por variações na atividade da ChAT em um contexto patológico mais específico, usando ligantes difusíveis derivados de Aβ (ADDLs).

O Mal de Alzheimer, como também é conhecida a doença, degenerativo e atualmente incurável, mas  possui um tratamento que permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família. 

A DA é caracterizada pelo acúmulo de placas senis, emaranhados intraneuronais, dano oxidativo, perda sináptica e neurodegeneração, sendo o peptídeo β-amiloide (Aβ) o principal componente dos depósitos amiloides na DA, e considerado atualmente como parte fundamental da patogênese da doença.

Em 2001, foi comprovado que neurônios colinérgicos em cultura cronicamente expostos a aminoácidos excitatórios exibem uma forte perda de atividade da colina acetiltransferase, a enzima responsável pela biossíntese de acetilcolina, demonstrando assim uma possível regulação da enzima, que também é analisada no estudo de Luís Eduardo.

Segundo ele, os oligômeros dos peptídeos β-amiloide (ADDLs) são considerados sua forma mais prejudicial. Em sua pesquisa, utilizando neurônios colinérgicos em cultura, obtidos a partir de retinas de galinhas embrionárias (E9) e mantidos in vitro por 4-7 dias, foram avaliados os efeitos de uma incubação crônica com ADDLs sobre a atividade da ChAT e os resultados mostraram que culturas expostas aos ADDLs (500nM) por 17 horas perdem aproximadamente 50% de sua atividade ChAT normal, antes de qualquer morte celular detectável. Foi comprovado ainda que ácidos graxos polinsaturados, substâncias consideradas eficazes antioxidantes, também foram capazes de prevenir esta inibição da ChAT, enquanto ácidos graxos saturados, em concentrações semelhantes, não foram.

O diagnóstico precoce é decisivo para o tratamento da doença de Alzheimer. Entretanto, sempre se deve ter em conta a necessidade de confirmá-lo antes de iniciar o tratamento específico, descartando todas as outras causas de demência, particularmente as potencialmente reversíveis. Atualmente, somente um grupo restrito de pacientes, cerca de 20 a 30%, apresenta melhoras efetivas em relação à cognição e  funcionalidade  a partir da terapia colinérgica.