">Na primeira sessão presidida pelo reitor Carlos Levi, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou mudanças no Estatuto da UFRJ, como a criação da Pró-reitoria de Gestão e Governança (PR-6) e de novas superintendências. Na reunião, os conselheiros aprovaram, por aclamação, os novos pró-reitores, indicados por Levi.

Consuni aprova mudanças no Estatuto da UFRJ

Levi, Ledo e os novos pró-reitores. Foto de Higinio QueirozNa primeira sessão presidida pelo reitor Carlos Levi, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou mudanças no Estatuto da UFRJ, como a criação da Pró-reitoria de Gestão e Governança (PR-6) e de novas superintendências. Na reunião, os conselheiros aprovaram, por aclamação, os novos pró-reitores, indicados por Levi.

Embora a realização de uma Estatuinte continue prevista, para promover uma densa discussão, que permita adaptar as normas da universidade à sua realidade atual, o Conselho Universitário aprovou uma primeira reforma ao Estatuto, visando aperfeiçoar e atualizar práticas administrativas, e promover o fortalecimento de estruturas de apoio às ações de políticas estudantis, bem como às iniciativas que a UFRJ desenvolve nos campi externos ao município do Rio de Janeiro.

Novos pró-reitores são recepcionados pelos antecessores. Foto de Higinio QueirozDentre as medidas aprovadas estão a criação da Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6), responsável pela gestão administrativa, patrimonial e controle contábil da universidade; da Superintendência Geral de Políticas Estudantis e da Superintendência Geral de Atividades Fora da Sede. Além disso, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3) foi renomeada como Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças, incorporando as atribuições da execução financeira do orçamento da UFRJ, deixando de responder pela gestão patrimonial.

Os conselheiros aprovaram, por aclamação, os nomes indicados pelo reitor para assumirem as Pró-Reitorias e a Prefeitura Universitária. Com isso, foram nomeados Ângela Rocha, pró-reitora de Graduação (PR-1); Débora Foguel, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2); Carlos Rangel, pró-reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3); Roberto Gambine, pró-reitor de Pessoal (PR-4); Pablo Benetti, pró-reitor de Extensão (PR-5); Aracéli Ferreira, pró-reitora de Gestão e Governança (PR-6); Ivan Carmo, prefeito universitário. Os professores Antonio José Barbosa de Oliveira e Maria Antonieta Rubio Tyrrell assumiram, respectivamente, as superintendências de Políticas Estudantis e de Atividades Fora da Sede.

Novos cursos de pós-graduação
Durante a sessão, foi aprovada a criação de  novos cursos de pós-graduação, o Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação, em nível de mestrado e doutorado, do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) e o Mestrado Profissional em Projeto de Arquitetura, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).