Ocorreu na última terça-feira (21/06), às 10h, a assembléia/ato dos servidores técnico-administrativos em Educação da UFRJ, que estão em greve desde o último dia 14. Dentre as reivindicações dos trabalhadores estão o reajuste salarial, com adoção do piso de três salários mínimos (hoje, R$ 1.635) e resolução para a racionalização dos cargos da carreira.">Ocorreu na última terça-feira (21/06), às 10h, a assembléia/ato dos servidores técnico-administrativos em Educação da UFRJ, que estão em greve desde o último dia 14. Dentre as reivindicações dos trabalhadores estão o reajuste salarial, com adoção do piso de três salários mínimos (hoje, R$ 1.635) e resolução para a racionalização dos cargos da carreira.">

Servidores da Praia Vermelha realizam assembleia

Ocorreu na última terça-feira (21/06), às 10h, a assembléia/ato dos servidores técnico-administrativos em Educação da UFRJ, que estão em greve desde o último dia 14. O ato partiu das proximidades do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ até a Avenida Vencesláu Brás, onde os manifestantes estenderam faixas do movimento. O evento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da UFRJ (Sintufrj), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), no contexto das reivindicações dos servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) em todo o país.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão o reajuste salarial, com adoção do piso de três salários mínimos (hoje, R$ 1.635); resolução do vencimento básico complementar e reposicionamento dos aposentados; resolução para a racionalização dos cargos da carreira; ampliação dos percentuais de incentivo à qualificação para todas as classes e reajuste dos benefícios; abertura imediata de concursos públicos para substituição de mão-de-obra terceirizada; e a revogação da Lei nº 9.632/98 – que dispõe sobre a extinção de cargos no âmbito da Administração Pública Federal. Em todo o país, 45 universidades federais já aderiram ao movimento.

De acordo com o Portal da Fasubra, em reunião com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Comando Nacional da Greve (CNG) apresentou as reivindicações. O ministro defendeu a elaboração conjunta de um cronograma de reuniões entre a categoria e o Ministério do Planejamento para tratar da pauta salarial, desde que a categoria suspenda a greve. O Comando por sua vez, solicitou ao ministro que a proposta fosse oficializada, para posterior avaliação do comando e da base dos sindicatos filiados a federação. O CNG-FASUBRA exigiu que o Governo Federal apresentasse uma contraproposta concreta à pauta de reivindicações e ressaltou que o mais importante é garantir aumento salarial no mínimo para 2012. O ministro, então, reiterou o compromisso assumido de mediar o conflito, e disse que a luta dos TAEs deverá ter retorno positivo.

Durante a reunião, Haddad deixou claro que considerou a deflagração da greve uma estratégia precipitada e questionou o porquê de a categoria não ter aceitado o ofício do MEC, no qual o ministério nomeou como negociadores do governo, o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Duvanier Paiva, e o secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa.

O CNG-FASUBRA reafirmou sua disposição de negociação e afirmou que se tiver algum elemento novo fará avaliação e remeterá as bases, e ressaltou que o rompimento das negociações partiu do Ministério do Planejamento, ao cancelar a reunião do dia 07 de junho.

O resultado da reunião foi debatido à tarde na sede do CNG-FASUBRA, que estará disponibilizando ainda hoje (21), a transcrição da reunião com o MEC e a avaliação. Mais detalhes podem ser obtidos no Portal da Fasubra.

Mobilizações na UFRJ

As mobilizações na UFRJ terão prosseguimento na próxima semana. A próxima assembléia geral acontece na terça, dia 28, às 10h, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), na Cidade Universitária.

O calendário completo das manifestações está disponível no site do Sintufrj.