Reunião debate Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Para discutir os rumos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2011, representantes das secretarias de Ciência e Tecnologia dos municípios do estado do Rio de Janeiro e de instituições ligadas à área se reuniram pela primeira vez este ano. O objetivo debater propostas para o evento que acontece entre os dias 17 e 23 de outubro, em mais de 500 municípios em todo o Brasil. Na última edição (2010), foram realizadas cerca de 14 mil atividades. O evento tem como objetivo valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação entre crianças e jovens.

Ildeu de Castro, diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e coordenador da SNCT no âmbito nacional, disse que o encontro é importante para trocar experiências e estabelecer prioridades. “A ideia dessa reunião é organizar uma série de atividades na cidade do Rio de Janeiro e no interior do estado”, afirmou.

Na edição de 2011, a SNCT vai abordar o tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco. Ildeu considerou o assunto de importância mundial e ressaltou o porquê da escolha. “O tema deste ano é muito em função dos recentes acontecimentos trágicos que ocorreram no estado do Rio de Janeiro”, disse.

Através de feiras de ciência, concursos, gincanas, oficinas e palestras científicas, a SNCT visa trazer para o público jovem a Ciência do cotidiano. Ildeu, entretanto, ainda encontra alguns obstáculos. “Nosso grande desafio é fazer com que a prevenção de riscos entre na escola brasileira. Nós ainda estamos aquém do desejado nessa questão”, argumentou.

Considerado o Ano Internacional da Química (AIQ), pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a edição de 2011 terá atividades voltadas para essa área. Ildeu contou que a intenção é distribuir kits de medição do pH da água para todos os municípios participantes da Semana. O objetivo, além de aproximar a teoria da prática, é fazer a maior medição de pH do Brasil.

Com uma visão voltada para os municípios do Estado do Rio de Janeiro, Fátima Brito, presidente da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, afirmou que o maior problema é tornar visível para os habitantes as múltiplas possibilidades de produzir Ciência no espaço físico da cidade. “O desafio é proporcionar que os próprios municípios descubram o que tem de Ciência dentro do território deles”, observou.

Fátima também sinalizou que um dos entraves para a realização da SNCT é o atraso da chegada dos equipamentos e a falta de preparação de algumas cidades para receber o evento. “Uma das reclamações dos municípios é que os materiais chegam em cima da hora, devido a questões de licitação. Mas neste ano, a gente pretende agilizar esse processo”, disse.

Os eventos da SNCT são gratuitos e todos podem participar. No site nacional da Semana estão disponíveis informações sobre as atividades e os contatos das coordenações de cada estado participante, além de notícias, artigos, vídeos e outros materiais. Os interessados em divulgar a SNCT ou organizar eventos sobre Ciência, devem cadastrar na página as atividades que pretendem desenvolver.