Professores da UFRJ param na próxima terça

Reunidos em Assembleia Geral na Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, em 21 de junho, os professores da UFRJ aprovaram paralisação das atividades na próxima terça-feira (05/07). Existe a expectativa de uma audiência entre o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e representantes do governo. O protesto atende ao que foi aprovado na reunião do Setor das Universidades Federais do Andes-SN, de transformar essa data em um Dia Nacional de Luta pela carreira docente.

A iniciativa, liderada pelo ANDES-SN e pela Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (CNESF), visa sensibilizar o governo e a sociedade para as reivindicações conjuntas do funcionalismo. Entre elas, estão a definição da data-base (1º de maio); a regulamentação/institucionalização da negociação coletiva no setor público e direito de greve irrestrito; o cumprimento de acordos firmados e não cumpridos pelo governo e uma política salarial permanente com reposição inflacionária; e valorização do salário base e incorporação das gratificações.

Nesta quinta-feira (30/06), houve mobilização na universidade, com realização de uma nova assembleia, no prédio da Reitoria, pela manhã, reunindo representantes dos servidores docentes e técnico-administrativos, em greve desde o último dia 14. Na ocasião, foram detalhados os eixos do Dia Nacional de Luta que, além da carreira docente, deverão privilegiar temas como a saúde do professor universitário e a defesa do Andes-SN como legítimo representante da categoria.