Equipamentos da CPM são roubados no campus da UFRJ na Praia Vermelha

A coordenação da Central de Produção Multimídia (CPM) da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ comunicou à Direção da unidade, no início da tarde desta segunda-feira (13/06), o desaparecimento de seis máquinas fotográficas digitais. De acordo com Cristina Rego Monteiro, coordenadora da CPM, o material foi adquirido recentemente e estava guardado na sala da Coordenação, no prédio da CPM, localizado no campus da UFRJ na Praia Vermelha. “Acabamos de comunicar à diretora Ivana Bentes, para que entre em contato com a Reitoria e a Prefeitura Universitária para aprimorar as ações de segurança dentro do campus”, declarou a coordenadora.

De acordo com Cristina, o material não possuía seguro. “Os equipamentos roubados ainda não estavam no seguro porque tinham acabado de chegar, faziam parte de um projeto da professora Victa de Carvalho, financiado pela Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro)”.

Ainda segundo a coordenadora, após perceberem o sumiço das máquinas, na manhã desta segunda, funcionários da CPM propuseram a paralisação das atividades durante a tarde. No entanto, a pedido da Direção da Escola, as aulas e atividades seguem normalmente. Apenas permanecerão fechadas, hoje, para perícia, as salas da coordenação e do almoxarifado, para que seja feito o levantamento de todo o material da CPM e averiguar outras possíveis perdas.

Câmeras de segurança

Apesar das câmeras de segurança instaladas por quase todo o prédio da CPM, a sala da coordenação, onde estavam os equipamentos roubados, ainda não havia recebido o sistema de vigilância. Segundo o administrador da ECO, Paulo César Marinho, as grades de uma das janelas da sala foram serradas, o que indica que os criminosos podem não ter sido flagrados pelas imagens do circuito interno de segurança.