Categorias
Memória

Fórum recebe seminário sobre memória documental

O Salão Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, campus da Praia Vermelha, receberá, dia 16 de setembro, o "4º Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: a memória institucional e as suas interfaces com a cultura e a oralidade". O evento vai reunir pesquisadores das áreas de História, Museologia e Arquivologia.

O Salão Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, campus da Praia Vermelha, receberá, dia 16 de setembro, o "4º Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: a memória institucional e as suas interfaces com a cultura e a oralidade". O evento vai reunir pesquisadores das áreas de História, Museologia e Arquivologia. Durante o encontro, haverá duas mesas de debates.

A primeira mesa-redonda será realizada das 9h às 12h e vai abordar o tema "Memória e produção cultural nas instituições". O evento terá a presença de Beatriz Resende, coordenadora do FCC-UFRJ; Beatriz Kushnir, diretora do Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro; Regina Abreu, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Já a segunda mesa de debates terá como assunto "Os desafios da produção, conservação e difusão da memória oral nas instituições" e acontecerá das 13h às 16h. Foram convidados Paulo Knauss, professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro; Luciana Heymann, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV); e Claudia Mesquita, do Museu da Imagem e Som (MIS) do Rio de Janeiro.

O evento oferece certificado de participação. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail andreaqueiroz@sibi.ufrj.br. O Salão Pedro Calmon fica no segundo andar do Palácio Universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.