Categorias
Memória

PET-ECO traz interculturalidade à Praia Vermelha

O auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da UFRJ na Praia Vermelha, recebe, no próximo dia 20 (segunda-feira), o III Fórum de Imigração do Rio de Janeiro. O tema desta edição do evento, organizado pelo Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET-ECO), é Trocas Interculturais/Novas Identidades Locais.

O objetivo dos organizadores, sob tutoria de Mohamed El Hajji, professor da ECO-UFRJ, é trazer para o debate a noção de interculturalidade no Brasil e fazer com que a comunidade reflita sobre a interação entre as comunidades culturais estabelecidas no Brasil. Para tal, o encontro receberá pesquisadores, especialistas e lideranças comunitárias para as atividades, que acontecerão durante todo o dia, das 8h às 17h. Estão previstas duas mesas de debate, mini degustação de comidas típicas de algumas comunidades de migrantes, além de apresentações culturais.

O evento é aberto a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas através do site do evento.

PET-ECO

O grupo, criado em 1988 pela professora Ieda Tucherman, da ECO-UFRJ, hoje conta com doze bolsistas, desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão em Comunicação e Cultura. O programa tem instituído uma única pesquisa por semestre, visando explorar todas as facetas do tema, usar todos os gêneros jornalísticos e comunicativos para a sua aproximação, associar a teoria à prática, dar visibilidade à pesquisa realizada e convidar ao debate os pesquisadores e leitores.

Assim, todo semestre, os integrantes desenvolvem textos, artigos, entrevistas, resenhas, reportagens multimídias, análises conjunturais, históricos, bibliografias, além de cursos e seminários relativos ao tema, assim como visitas e encontros. Palestras e debates em torno de temas ligados a comunicação também são promovidos.