VI Seminário Internacional Direito e Cinema na Faculdade de Direito da UFRJ

O Programa de Pós-graduação em Direito da UFRJ (PPGD/UFRJ) realiza, de 1 e 3 de junho, o VI Seminário Internacional Direito e Cinema: visões sobre igualdade, liberdade e fraternidade. Coordenado pela professora Juliana Neuenschwander Magalhães, a edição deste ano do evento homenageia o jurista argentino Luis Alberto Warat, falecido em dezembro último.

Serão exibidos filmes como A vida dos outros (Florian Henckel von Donnersmarck, 2006, Alemanha), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2007; 5X Favela – Agora por nós mesmos (Wagner Novais, 2010,Brasil); além da “trilogia das cores”, do polonês Krzysztof Kieslowski, que dialoga diretamente com o tema do seminário. Após os filmes, haverá conferências e debates com professores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. O destaque é a palestra de Raffaele De Giorgi, professor da Universidade de Lecce, Itália, um dos criadores da Nova Teoria dos Sistemas, juntamente com Niklas Luhmann, sociólogo alemão.

No dia 6, paralelamente ao seminário, acontece a Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito no Brasil, que traz ao país o professor Stephan Kirste, da Universidade de Heidelberg, Alemanha, com a palestra Positivismo e Normativismo na Teoria do Direito, às 14h.

Não é necessária inscrição prévia, mas a capacidade da sala é de 80 pessoas. Certificados de participação do evento serão emitidos no último dia. A Faculdade de Direito da UFRJ fica na Rua Moncorvo Filho, 8, Centro, próxima à Praça da República.

Luis Alberto Warat

Doutor em Direito pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e pós-doutor em Filosofia do Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Warat radicou-se no Brasil na época da ditadura militar argentina. Lançou mais de 40 livros e lecionou por mais de 40 anos no país, em universidades de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraíba, Goiás e Bahia, como professor titular e visitante.

O docente mantinha, com outros professores argentinos e brasileiros, membros do grupo Casa Warat, um blog com textos, artigos e reflexões sobre direito e arte – cinema, teatro, dança, pintura e fotografia. O objetivo: refletir sobre a recuperação da sensibilidade e a melhora da qualidade de vida e da convivência, “pensando el mundo desde otros lugares que impliquen puntos de fuga de la razón cientificista”.

Em um de seus textos jurídicos mais relevantes, O Saber Crítico e Senso Comum Teórico dos Juristas, Warat valoriza o desenvolvimento de um discurso crítico na ciência do direito. Clique aqui para saber mais sobre a obra em post no blog do acadêmico de Direito Rafael Zanatta.

Fonte: site do Centro Acadêmico André Rocha