No próximo dia 18, às 13h30, acontece, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, a aula inaugural do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime), curso de extensão oferecido pela Faculdade de Educação (FE) da UFRJ.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e organismos internacionais, o Pradime é um espaço para troca de experiências e formação permanente. O curso oferece recursos disponíveis para o fortalecimento da gestão dos dirigentes, buscando contribuir para a reciclagem na formação do educador da Educação Básica.
São esperados mais de 90 dirigentes das secretarias municipais de Educação do estado do Rio de Janeiro. Os profissionais são responsáveis pela gestão da oferta, qualidade e equidade da educação para crianças, jovens e adultos nos diferentes níveis e modalidades de ensino, correspondendo a 45% das matrículas de Educação Básica no Brasil.
O curso será operado numa estrutura descentralizada, sob responsabilidade da FE-UFRJ, com apoio tecnológico do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ, sob coordenação da Secretaria de Educação Básica, vinculada ao Ministério da Educação (SEB/MEC). A iniciativa tem a colaboração da Secretaria de Educação à Distância (SEED/MEC) e do Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque fica no prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. Na página virtual do Pradime e da Escola de Gestores, é possível obter informações sobre a metodologia e estrutura curricular do curso entre outros dados.