Don Quixote no CT

A ópera Don Quixote nas Bodas de Camacho, do compositor barroco alemão Georg Phillip Telemann, foi apresentada ontem, dia 18 de maio, no auditório do Centro de Tecnologia. Montado pela primeira vez no Brasil, o espetáculo abriu o projeto “Ópera na UFRJ” de 2011. A iniciativa congrega alunos, professores e funcionários das Escolas de Música, Comunicação e Belas Artes da Universidade.

Sob a regência e direção artística de Marcelo Fagerlande Dutra e direção cênica de José Henrique Moreira, a montagem tem a participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ. O espetáculo já passou pelo Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ, e, depois do CT segue para os Teatros Municipais de Campos (26/05 às 19h), Niterói (02/06 às 20h) e Petrópolis (16/06 às 16h).

Uma das últimas obras do compositor barroco alemão George Philipp Telemann, finalizada em 1761, a ópera traz o famoso fidalgo castelhano Don Quixote não como protagonista, mas como testemunha importante de uma história de amor, baseada em um dos eventos do livro original, escrito por Miguel de Cervantes, entre 1605 e 1615.