Categorias
Memória

Unesco premia mulheres cientistas

O Programa L’Óreal/Unesco para Mulheres na Ciência está com inscrições abertas até o dia 31 de maio. A iniciativa, resultado da parceria entre a L’óreal, a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), procura incentivar a presença das mulheres na área de pesquisa e conhecimento,

O Programa L’Óreal/Unesco para Mulheres na Ciência está com inscrições abertas até o dia 31 de maio. A iniciativa, resultado da parceria entre a L’óreal, a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), procura incentivar a presença das mulheres na área de pesquisa e conhecimento, propriciando a visibilidade dos projetos e oferecendo as condições necessárias para a continuidade dos mesmos por meio de auxílio financeiro.

Em 2011, o evento comemora, em sua sexta edição no Brasil, o Ano Internacional da Química e distribui sete prêmios em reais equivalentes a U$20 mil para as ganhadoras aplicarem em suas pesquisas e participarem de congressos internacionais. As candidatas poderão concorrer às quatro premiações oferecidas para os setores de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde e às outras três distribuídas entre Ciências Físicas, Ciências Químicas e Ciências Matemáticas.

O júri será presidido pelo professor Jacob Palis Junior, também presidente da ABC, e contará com um especialista da Unesco, um da L´Óreal e oito pesquisadores indicados pela Associação Brasileira de Ciências. A divulgação do resultado está prevista para o dia 9 de agosto e a entrega dos prêmios para setembro, com local e data ainda indefinidos.

Desde a sua criação em 2006, o Programa L’óreal/Unesco para Mulheres na Ciência já beneficiou 33 jovens cientistas em todo país. Inscrições e mais informações estão disponíveis no endereço http://loreal.abc.org.br.