">O cineasta Nelson Pereira dos Santos é o convidado do curso As Favelas Cariocas e seu lugar na Cidade: aproximações ao debate, que acontece no dia 1º de junho, às 14h30, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ.

Curso recebe o cineasta Nelson Pereira dos Santos no Ifcs

Nelson Pereira dos Santos é o convidado do curso As Favelas Cariocas e seu lugar na Cidade: aproximações ao debate, que acontece no dia 1º de junho, às 14h30, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ. O cineasta e professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) vai conversar com estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UFRJ, UFF e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) sobre a concepção do filme Rio 40º, considerado um marco do movimento Cinema Novo.

Após a palestra, haverá a exibição do longa de 1955, uma crônica sobre o modo de vida dos cariocas da época. A cidade do Rio de Janeiro é apresentada através da visão de cinco meninos de rua negros e pobres, que vendem amendoim em cinco pontos da cidade.

Além de Rio 40º, Nelson Pereira dos Santos também dirigiu outros clássicos como Vidas Secas (1962) e Memórias do Cárcere (1983), adaptações das obras de Graciliano Ramos. O cineasta também é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2006.

O curso, que teve início em abril, tem o apoio do Laboratório de Etnografia Metropolitana do Ifcs-UFRJ (LeMetro) e é ministrado pelos professores Luiz Antonio Machado da Silva (Ifcs-UFRJ), Márcia da Silva Pereira Leite (Uerj) e Marco Antonio da Silva Mello (Ifcs-UFRJ).

O endereço é Largo de São Francisco, 01, sala 106 – Centro.