">A direção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRJ (Pibid-UFRJ) recebeu, na última terça-feira (17/05), a visita do professor Allan Goodman, presidente do Institute of International Education (IIE).

Presidente do Instituto de Educação Internacional visita UFRJ

A direção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRJ (Pibid-UFRJ) recebeu, na última terça-feira (17/05), a visita do professor Allan Goodman, presidente do Institute of International Education (IIE), organização americana sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo promover iniciativas de intercâmbio acadêmico e a educação para a inovação tecnológica.

O encontro aconteceu no auditório Hélio Fraga, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e teve como principal objetivo mostrar ao visitante o projeto Pibid – UFRJ a partir dos mais variados pontos de vista: organizacional e através de relatos dos agentes participantes. Para isso, no início, uma mesa de apresentação foi montada com a participação da decana do CCS, a professora Maria Fernanda; a coordenadora institucional do projeto Pibid, professora Blanche Christine Bitner-Mathé; a diretora de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carmen Moreira; a pró-reitora de educação; e o professor Goodman.

Após as apresentações, a mesa foi desfeita e a professora Blanche apresentou o projeto e discursou sobre os desafios encontrados para aliar universidade e escolas da rede estadual e municipal, de forma integradora e multiplicadora, em um projeto para incentivar a formação de docentes para a Educação Básica. Na UFRJ, de 2009 a 2011, o projeto contemplou os Institutos de Física, Matemática, Química, História, Biologia, a Escola de Educação Física e Desportos e o Centro de Filosofia e Ciências Sociais.

O objetivo do Pibid – UFRJ, como detalhou a professora coordenadora do projeto, é contribuir com a valorização do magistério, elevando a qualidade de formação inicial dos professores. A base do projeto é promover a integração entre Ensino Superior com a educação básica, inserindo licenciandos no ambiente escolar do 1º ano do Ensino Médio e mobilizando os professores que atuam nas escolas para se tornarem formadores de novos professores.

Assim, após a apresentação formal do projeto, personagens que contribuíram para a efetivação do Pibid-UFRJ tiveram a oportunidade de expressar, como representantes de cada setor de integração, a sua experiência. Na fala dos coordenadores – professores da escola responsáveis pelos licenciandos – houve um diagnóstico comum, independente da disciplina: a inserção de licenciandos motivados no ambiente escolar só contribuiu para os trabalhos desenvolvidos dentro da escola. Renovação dos docentes e animação e disposição dos alunos escolares envolvidos foram alguns dos pontos observados.

Uma das representantes dos coordenadores foi a coordenadora do Pibid de Matemática, Nedir do Espírito Santo. Para ela, o maior desafio era como atuar no projeto. Segundo a professora, a dificuldade foi superada com o planejamento das atividades para cada escola. Nesse trabalho, percebeu-se que havia uma deficiência muito grande no conhecimento adquirido no ensino fundamental. Então, para tentar minimizar este problema, foram trabalhados os conteúdos básicos com material específico e as ações motivadoras, desenvolvidas pelos licenciandos em horário complementar.

Revisão dos conteúdos através de jogos, gincanas e feiras abrangendo os conteúdos de matemática e física foram algumas das atividades desenvolvidas. Como resultado das atividades do Pibid de matemática, obtiveram-se licenciandos mais compromissados e com a noção da importância da profissão docente.  Além disso, as escolas passaram a ver a universidade como parceira.

O “Pibid contribui com a formação dos licenciandos, mas também na formação continuada dos professores”, afirmou o professor do Colégio Estadual Marechal João Baptista de Mattos, Almir Guedes dos Santos. Não só para ele, mas para os demais presentes, além de motivar a formação de novos docentes através da inserção dos licenciandos no ambiente escolar, o Pibid apresentou-se com um auxílio na formação continuada dos professores e coordenadores envolvidos.

A visita do professor Goodman ao Brasil está inserida no Projeto Imagem, uma iniciativa da Apex-Brasil, com o apoio da Secom/PR e o patrocínio do Banco do Brasil, Eletrobras e Petrobras. O principal objetivo do projeto é promover a imagem do Brasil no exterior, por meio do convite de jornalistas e formadores de opinião estrangeiros para conhecerem experiências bem sucedidas de desenvolvimento no Brasil. Nesse caso, o foco da viagem são as experiências de educação superior e técnica no Brasil, com incentivos à pesquisa e inovação. A indicação do projeto Pibid – UFRJ se deu como uma experiência bem sucedida no Brasil.