DCE e Adufrj organizam seminário sobre os rumos da Praia Vermelha

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) Mário Prata está organizando, em parceria com a Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj-SSind), um seminário, previsto para junho, para debater a situação do campus da UFRJ na Praia Vermelha e o aproveitamento dos espaços dos extintos Canecão e Bingo Botafogo. A ideia foi apresentada por Luis Acosta, presidente da Adufrj-SSind, e pelo estudante de Filosofia Gabriel Zelasco, representante do DCE, durante reunião realizada na tarde da última segunda-feira (16/05), com a presença de alunos e professores das unidades localizadas na Praia Vermelha. A previsão é que o seminário seja realizado no mês de junho. De acordo com Acosta, serão marcadas novas reuniões para organização e planejamento do evento.

“A proposta é institucionalizar o debate, esforço que já vem sendo feito pela Adufrj, criando um fórum de discussão. O seminário seria uma iniciativa ao debate que priorizasse as questões políticas e culturais, o deslocamento para a Cidade Universitária e a preservação do patrimônio da Praia Vermelha”, explicou o professor Eduardo Granja Coutinho, da Escola de Comunicação (ECO) e membro da Adufrj-SSind. De acordo com Coutinho, serão realizadas mesas de debate com pelo menos quatro convidados que apresentem argumentos e sugestões distintas acerca dos temas.

Assuntos que dividem opiniões dentro da comunidade acadêmica, como a transferência das unidades para a Cidade Universitária, prevista pelo Plano Diretor UFRJ 2020, e a discussão sobre o uso dos espaços do Canecão e do Bingo, deverão ser debatidos de forma clara, conforme afirmou o estudante Kenzo Soares, representante do Centro Acadêmico da Escola de Comunicação (Caeco). “O objetivo é convidar à reflexão, e não fazer propaganda contra ou a favor”, resumiu Soares, não sem antes cobrar maior apoio do corpo docente.

Episódios recentes como o incêndio da Capela São Pedro de Alcântara, no Palácio Universitário, e o desabamento de parte do teto do edifício anexo da Escola de Serviço Social (ESS) foram lembrados no encontro como forma de chamar a atenção da comunidade acadêmica para a importância da preservação do patrimônio da universidade no campus da Praia Vermelha. Para a professora Andrea Penteado, da Faculdade de Educação (FE), a questão da falta de estrutura nas unidades, como a ausência de sala de professores na FE-UFRJ e a necessidade de usar banheiros instalados em contêineres fora do prédio, pode ser usada para atrair os docentes ao debate.

A reunião também contou com a presença dos funcionários técnico-administrativos Hiram Roedel (CFCH-UFRJ) e Eduardo Morgan (IP-UFRJ), e dos professores Carlos Eduardo Rebelo, do Instituto de Economia (IE), Alexis Saludjian (IE-UFRJ), Sandra Martins de Souza, do Colégio de Aplicvação (CAp) e membro da Adufrj, José Henrique, da Escola de Comunicação (ECO) e Mavi Rodrigues, diretora da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. Alunos dos cursos de Relações Internacionais, Serviço Social e Comunicação Social também estiveram no encontro.