">O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRJ (PIBID-UFRJ) recebe na terça-feira, 17/05, o professor Allan Goodman, presidente do Institute of International Education (IIE), uma organização americana sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo promover iniciativas de intercâmbio acadêmico e a educação para a inovação tecnológica.

Presidente do Instituto Internacional de Educação visita UFRJ

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRJ (PIBID-UFRJ) recebe, na terça-feira, 17/05, o professor Allan Goodman, presidente do Institute of International Education (IIE), uma organização americana sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo promover iniciativas de intercâmbio acadêmico e a educação para a inovação tecnológica.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), a vinda do professor faz parte do Projeto Imagem, que busca promover a imagem do Brasil no exterior por meio do convite de jornalistas e formadores de opinião estrangeiros para conhecerem experiências bem sucedidas de desenvolvimento no país.

A iniciativa, criada pela Apex-Brasil, com o apoio da Secom/PR e o patrocínio do Banco do Brasil, Eletrobras e Petrobras traz Goodman ao Brasil para conhecer as experiências de educação superior e técnica nacionais, com incentivos à pesquisa e à inovação. A programação da visita foi formulada pela Secretaria de Comunicação da Presidência, junto com o Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superor  (Capes), que sugeriu o Pibid-UFRJ como experiência realizada com sucesso.

Entre os dias 16 e 19 de maio, a agenda do professor Allan Goodman inclui, além de sua palestra na UFRJ, encontros realizados em Brasília com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e o Secretário de Ensino Superior, Luiz Cláudio Costa; os presidentes da Capes, professor Jorge Guimarães, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor Glaucius Oliva; e estudantes bolsistas do ProUni.

Além disso, Goodman também visitará o Cefet-RJ e centros de pesquisas com estudantes do colégio, no Rio de Janeiro, o polo tecnológico da Aeronáutica (CTA/ITA) e à Embraer, em São José dos Campos, a Fundação Estudar e alguns representantes do setor privado que incentivam a educação.

O professor Allan Goodman falará ao Pibid-UFRJ no dia 17 de maio de 2011, às 16h, no auditório Hélio Fraga do Bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Av. Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária.