Categorias
Memória

I Congresso Brasileiro de Reologia

Nos dias 10 e 11 de maio de 2011 aconteceu o “I Congresso Brasileiro de Reologia”. No evento foram ministradas palestras didáticas com o objetivo de apresentar os fundamentos do estudo e palestras de especialização em aplicações reológicas em diferentes áreas de estudo. Segundo a diretora da Associação Brasileira de Reologia (ABR) e professora emérita da UFRJ, Cheila Gonçalves Mothé, o Congresso representa uma nova fase para os estudos desta ciência, pois “apesar de ser uma ciência bem disseminada pelo mundo inteiro, a Reologia ainda é muito nova no Brasil. Por isso realizar o ‘I Congresso Brasileiro de Reologia’ é um marco histórico.”

A ABR define a reologia como o estudo da deformação de um material sob a influência de uma força ou tensão. A professora completa essa definição esclarecendo que, “a Reologia é um conceito que pode ser observado em várias áreas do conhecimento como no processo de alimentos e na indústria de petróleo”. A programação do congresso contou com palestras e mini-cursos que aproximaram esse conceito do público acadêmico e profissionais interessados.

No decorrer do evento, foram apresentados Modelos Reológicos e Modelos Matemáticos de Aplicação da Reologia, ou seja, como explorar esse conceito na teoria e na prática. O especialista em Aplicações Práticas de Propriedades Reológicas em Processo de Alimentos, Alfredo Vitali, explicou, por exemplo, como a aplicação desses conceitos à Reometria de chocolate possibilita o controle da estabilidade da massa do doce antes do resfriamento.

O “I Congresso Brasileiro de Reologia” aconteceu no auditório da Federação das Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e foi registrado pelo Applied Rheology Journal, periódico internacional especializado no tema.