Categorias
Memória

Professor do Nepp-DH é homenageado nas telas

 O professor Ricardo Rezende, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da UFRJ, é um dos protagonistas do longa-metragem que conta a história de pessoas envolvidas em conflitos fundiários e ameaçadas de morte no sul do Pará.

O documentário Esse Homem Vai Morrer, dirigido por Emílio Gallo, será lançado nesta sexta-feira (13/05), às 18h, no Cine Glória. O filme conta a história de pessoas ameaçadas de morte, na cidade de Rio Maria, sul do Pará, por comprometerem-se com a luta dos trabalhadores pela posse da terra e à denúncia do trabalho escravo.

O protagonista do documentário é o padre Ricardo Rezende, professor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da UFRJ. Rezende coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC), do NEPP-DH, e durante 20 anos esteve engajado no conflito fundiário e na luta contra o trabalho escravo no Pará.

A história é narrada por uma professora da região, interpretada pela atriz Dira Paes, que enviou cartas para juízes, ministros e inclusive para o Presidente da República denunciando, sem sucesso, os conflitos. Muitos dos ameaçados foram mortos. O então jovem padre Ricardo Rezende, desesperançado quanto à omissão das autoridades, cansado de rezar missas de sétimo dia e de confortar viúvas e órfãos, apoia-se na equipe de agentes da Comissão Pastoral da Terra e dos líderes sindicais da região, para tentar suspender as mortes e outros tipos de violências.

No mesmo dia e local do lançamento, às 10h, será realizada uma coletiva de imprensa, com a presença da atriz Dira Paes, do professor Ricardo Rezende, do diretor Emílio Gallo, e os ameaçados de morte no Sul do Pará, Irmã Marie Henriqueta, Dona Maria Joel (líder sindical em Rondom do Pará); o bispo D. José Luiz Azcona (Bispo do Marajó) e Márcio da Silva Cruz, defensor público e coordenador do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos do Pará.

Às 18h, haverá uma apresentação do tema do filme, com um rápido panorama sobre a situação atual dos conflitos entre trabalhadores e donos de terras no Pará. A exibição do documentário está marcada para as 20h.

O filme ficará em cartaz no Cine Glória de terça a domingo, com exibições às 18h. O Cine Glória fica no Memorial Getúlio Vargas, Praça Luís de Camões s/n, subsolo, Glória, Rio de Janeiro.