Mercosul premia pesquisas sobre desenvolvimento sustentável

Foi lançado, na última segunda-feira, 2 de maio, o “Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Ano 2011”, nos países integrantes e associados ao bloco (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), com o tema “Tecnologias para o desenvolvimento sustentável”.

A iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia (RECyT) do Mercosul, com o patrocínio da Sangari do Brasil e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT/Brasil), a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), objetiva reconhecer os melhores projetos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico das nações membras do grupo econômico.

Os trabalhos, que podem ser feitos em português ou espanhol, de estudantes e pesquisadores nacionais ou residentes nos países participantes serão avaliados de acordo com a atualidade do tema, inovação e criatividade, metodologia, impacto social e ambiental, pertinência e aplicabilidade dos trabalhos no âmbito do Mercosul, entre outros critérios. Os projetos devem ser enviados até 22 de agosto de 2011 e se enquadrar em uma das categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador ou Integração.

As premiações variam de acordo com a categoria, com valores entre US$ 2.000 até US$ 10.000.

O regulamento completo está disponível em: http://eventos.unesco.org.br/premiomercosul.