Inscrições para o XXV Prêmio Jovem Cientista

As inscrições para o “XXV Prêmio Jovem Cientista” abriram no dia 2 de maio e se estendem até o dia 31 de agosto, pela internet ou pelos Correios. O tema desta edição é “Cidades Sustentáveis”.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a General Electric do Brasil (GE). Quatro categorias são premiadas: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional.

Os prêmios podem chegar a 30 mil reais para os graduados, 15 mil reais para os estudantes do curso superior e laptops para os estudantes do ensino médio. Na categoria de mérito institucional a premiação pode ser de até 35 mil reais para o primeiro colocado. Há também menção honrosa aos pesquisadores doutores de 20 mil reais, além de bolsas de estudo para os estudantes e publicação dos trabalhos vencedores.

Os participantes que cursam o ensino médio podem tomar uma das seguintes diretrizes: Ambientes sustentáveis: casa, escola, trabalho, espaços públicos; Planejamento urbano e qualidade de vida; Gestão das águas no meio urbano; Políticas de mobilidade nas cidades; Agricultura urbana; Gestão de resíduos: orgânicos, inorgânicos e perigosos; e Impactos das mudanças climáticas nas cidades.

Já os pesquisadores e estudantes de nível superior poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa: Vulnerabilidade, risco e mudanças climáticas nas cidades; Urbanização, ambiente e gestão das águas urbanas; Produção do espaço urbano e apropriação da natureza relacionada com a questão do solo / água / ventos e dos recursos energéticos; Políticas urbana, ambiental e de saúde relacionadas com a questão do lixo; Planejamento urbano, gestão e conflitos ambientais; Políticas de transporte e de mobilidade nas cidades; Agricultura urbana e cidade sustentável; Implicações socioambientais da legislação urbana; Paisagem urbana e arquitetura sustentável; e Cidades em fronteiras transnacionais e gestão ambiental.

O regulamento inclui limite de idade e entrega de diversos documentos. Para consultá-lo acesse: http://www.cnpq.br/premios/2011/pjc/internas/regulamento.html Mais informações sobre o premio e para se inscrever, visite o site do prêmio: www.jovemcientista.cnpq.br .