O risco na contemporaneidade

O professor Paulo Vaz, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, é o convidado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) para o colóquio desta quarta (03/05), às 16h.

Na palestra, Vaz tratará da ideia de risco, que habita os noticiários, a publicidade e o discurso do cidadão comum. O conceito é aplicado desde catástrofes a ocorrências mais corriqueiras. Partindo desse pressuposto, o professor abordará justamente a importância do termo como vocabulário explicativo do sofrimento humano, adquirido pelas culturas ocidentais contemporâneas e de sua presença nos meios de comunicação.

Paulo Vaz é graduado em Economia pela UFRJ, mestre em Filosofia pela PUC-Rio e doutor em Comunicação pela UFRJ, concluindo Pós-Doutorado na Universidade de Illinois, em Chicago (EUA). Os principais temas discutidos por Vaz são Ética, Filosofia Moderna e Contemporânea e História.

Os colóquios acontecem semanalmente, sempre às 16h, no auditório do 6º andar do CBPF, localizado na Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 (ao lado do campus da UFRJ na Praia Vermelha).