Edimilson Migowiski assume a direção do Instituto de Pediatria da UFRJ

A posse do novo diretor do Instituto de Pediatria e Puericultura Matargão Gesteira (IPPMG/UFRJ) na manhã da última quarta-feira (30/03) foi cercada de muita emoção. Antes de dar início aos trabalhos foi feito um minuto de silêncio em memória do ex-vice-presidente da República José de Alencar, falecido na última terça-feira (29/03). A seguir, o reitor Aloisio Teixeira assinou o termo de posse em conjunto com Edimilson Migowiski, diretor do IPPMG e seu vice-diretor, Bruno Leite Moreira.

Marcelo Land passou o cargo para Edimilson fazendo um balanço de sua gestão, destacando os processos de reforma e reconstrução da unidade. A abertura da UTI e a renovação do setor de emergência estão entre eles. Na parte de ensino, regularizou todos os cursos que tinham pendências e criou a vaga de residentes multiprofissionais, além de assegurar a qualificação profissional dos quadros administrativos. Destacou, ainda, a epidemia que enfrentou. “Internamos mais de 300 crianças com dengue e perdemos apenas uma. Enfrentamos também a pandemia da gripe suína.”

Ao encerrar sua fala, Marcelo disse que está deixando a gestão sem dívida e desejou um bom governo à equipe que está entrando citando Maquiavél: “Uma gestão tem que ter sorte e virtude”.

Edimilson iniciou seu discurso dizendo ser uma pessoa muito informal e, muito comovido, falou que estar à frente desta Casa é um prazer enorme. “Desejo tornar o IPPMG conhecido, mas primeiro precisamos conhecer as pessoas que trabalham aqui dentro. O nosso discurso de campanha foi e é humanização e funcionalismo”. O novo diretor disse estar preocupado com as condições em que as pessoas trabalham. “Estamos adoecendo, ficando hipertensos, diabéticos. Então temos que ter um olhar mais profundo para essas pessoas”. Encerrando o discurso, Migowiski disse se sentir orgulhoso de ser professor da instituição.

O enfermeiro Bruno Leite Moreira, vice-diretor, declarou sua grande satisfação em dividir a direção do IPPMG com o Edimilson Migowiski   a quem chamou carinhosamente de irmão. Ele lembrou de quando trabalharam juntos na Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro e no intenso trabalho de moralização administrativa do órgão e de combate a venda irregular de remédios.

Aloisio Teixeira encerrou a cerimônia fazendo um breve relato das ações da reitoria nos oito anos de sua gestão frente da UFRJ. O reitor acrescentou ser este um momento de festa e de tristeza (se referindo ao incêndio na Capela São Pedro de Alcântara). “Tenho certeza que toda a universidade estará empenhada na reconstrução da Capela. “Convoco a sociedade a colaborar, faço isso porque essa universidade é constituída de pessoas que se recusam a conhecer a palavra derrota.” Para finalizar, voltou-se para Edimilson e profetizou: “Tenho certeza de que sua gestão será exitosa”.