Categorias
Memória

Woyzeck: Tragédia contemporânea em 20 quadros

Tragédia em 20 quadrosO Centro de Produção Teatral apresenta o espetáculo “Woyzeck – Tragédia contemporânea em 20 quadros”, a partir do dia 10 de maio no Estúdio CPT na Escola de Belas Artes (EBA-UFRJ).

Escrita pelo alemão Georg Büchner, a peça conta a história de um homem vitimado pela loucura e pela miséria. Woyzeck é um drama inovador, no qual não encontramos a tradicional divisão em atos e cenas: há uma sucessão de quadros com grande autonomia estrutural que leva à dispersão da ação, do tempo e dos espaços dramáticos. Um paradigma do drama de forma aberta, em oposição ao clássico fechado e regido por um conceito de unidade e totalidade.

Nesta montagem, Antonio Guedes explora a ideia de um Woyzeck reflexivo que mergulha na frase que se repete à exaustão nesta adaptação: “Todo mundo é um abismo… e se caíssemos lá dentro do abismo?”. Numa pesquisa visual tendo uma projeção que se integra com a iluminação do espetáculo, a peça pretende, após uma série de apresentações na Escola de Belas Artes da UFRJ, percorrer outras universidades públicas do país.

O Centro de Produção Teatral

O Centro de Produção Teatral (CPT) nasceu da necessidade de expansão das pesquisas teatrais realizadas pelo diretor Antonio Guedes e do grande potencial demonstrado pelos alunos do Curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes/UFRJ. Desde 2007, Guedes organiza trabalhos práticos com os alunos, realizando eventos e apresentações de espetáculos dentro e fora da universidade. Recebeu duas indicações (ator e iluminação) e ganhou o prêmio de Melhor Cenário no Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau com o espetáculo A serpente, em 2009.

WOYZECK
Centro de Produção Teatral /EBA/UFRJ

Horário:
Dias 10 e 11 de maio, às 13 horas e dias 12 e 13, 16 e 17 de maio, às 11 horas

ESTÚDIO CPT, Av. Pedro Calmon, 550 – 7º andar
Prédio da Reitoria – Fundão
Tel. (21) 2598-1651

ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 12 anos
DURAÇÃO: 40 minutos

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Kenny Neoob // Antonio Guedes
Tel. (21) 2598-1651 / 9607-5845
divulgacao@eba.ufrj.br