Riscos Químicos: Manipulação e descarte de rejeitos químicos

Teve início no dia 25/04, segunda-feira, a disciplina “Bioética, Biossegurança e Boas Práticas com Animais em Experimentação”, coordenada pelos professores Luiz Eurico Nasciutti, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) e Sônia Soares Costa, do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN/UFRJ).

Foram convidados cerca de 15 palestrantes de diversas instituições, sejam de ensino superior ou não, de todo o país, e até mesmo um representante da Cruz Vermelha. As palestras acontecem no Auditório professor Paulo Rodolpho Rocco, o Quinhentão, pela manhã e pela tarde, entre 9 e 15 horas.

A disciplina gira em torno de três eixos básicos. Durante o primeiro dia, os temas das palestras versaram em torno da bioética em todos os seus aspectos, como a legislação, mundial e brasileira, de bioética, o bioterismo e a ética em pesquisas com seres humanos. Palestrantes prestigiados como Wothan Tavares, da Universidade de São Paulo (USP), apresentaram belos trabalhos sobre a bioética.

No segundo e terceiro dias, o tema da disciplina mudou para biossegurança. A esse tema foi dada extrema importância, já que o descarte de rejeitos químicos é vital para a manutenção de um ambiente saudável e para a prevenção de contaminações, muitas vezes perigosas para o ser humano. Também foram abordados o descarte de resíduos radioativos e biológicos, que não têm menos importância.

Na quarta-feira, a disciplina contou com a palestra da professora Sônia Costa, presidente da Comissão de Biossegurança do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ). Ela começou falando sobre a química de forma geral, e progrediu até a explicação de como funciona a comissão a qual preside, passando pelos riscos existentes nos rejeitos químicos e os métodos para descarte correto dos mesmos.

O terceiro eixo, abordado nos últimos dois dias da disciplina, fala sobre as boas práticas com animais em experimentação. Esse tema é mais específico, e fala sobre os cuidados e a biossegurança relacionada aos animais em experimentação. Outros aspectos abordados são os mitos e verdades sobre os métodos alternativos à experimentação animal, palestra realizada na quinta-feira pelo professor Otávio Presgrave, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na sexta-feira, dia 29, não haverá palestras, porém o encerramento da disciplina ocorre no dia 2 de maio, quando vai acontecer, além da palestra final, uma mesa redonda para discutir a disciplina e sanar as dúvidas adquiridas, além de discutir a situação da biossegurança do próprio CCS. Logo após, ocorrerá uma avaliação geral da disciplina por parte dos coordenadores em conjunto com os estudantes participantes da disciplina.