">O Banco de Imagens da UFRJ lança, em seu site, a exposição virtual ”Musicoterapia na Maternidade Escola (ME-UFRJ)”, com obras do fotógrafo da ME, William Santos. O fotógrafo registra o trabalho realizado pelos musicoterapeutas Martha Negreiros de Sampaio Vianna e Albelino Silva Carvalhães desde o ano 2000.

Banco de Imagens lança nova exposição virtual

Foto de William SantosBanco de Imagens da UFRJ lança, em seu site, a exposição virtual ”Musicoterapia na Maternidade Escola (ME-UFRJ)”, com obras do fotógrafo da ME, William Santos. O fotógrafo registra o trabalho realizado pelos musicoterapeutas Martha Negreiros de Sampaio Vianna e Albelino Silva Carvalhães desde o ano 2000.

Os musicoterapeutas trabalham junto aos familiares dos bebês internados na Unidade de Neonatologia – Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A Clínica de Musicoterapia foi implementada em outubro de 2000, suscitando questões sobre como a música pode agir como facilitador de comunicação e expressão de conteúdos emocionais, com a capacidade de promover o alívio das ansiedades, temores e tensões que cercam este momento específico da família.

Após a abertura da Clínica foi iniciado um projeto de pesquisa, que resultou na dissertação de mestrado "Musicoterapia e Aleitamento Materno", orientada pelos professores Arnaldo Prata e Antonio Ledo, concluída em agosto de 2008, que comprovou um aumento da frequência de aleitamento materno das mães que participaram das sessões de Musicoterapia.

As fotos do projeto podem ser vistas no link a seguir: http://www.imagem.ufrj.br/index.php?id_exposicao=31