">A UFRJ e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) promovem a “Semana luso-brasileira de estudos de morfologia e cognição”, entre os dias 26 e 29 de abril.

Semana de Morfologia e Cognição

Terça-feira (26/04), a mesa-redonda começa às 14h, no Auditório G2 da Faculdade de Letras (FL) da UFRJ (Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária). O tema é “Aspectos semânticos e morfológicos na flexão.” Participam da mesa a professora Margarida Basílio da PUC-RJ e os professores Lílian Ferrari e Carlos Alexandre Gonçalves, da UFRJ.

Quarta-feira (27/04), a conferência inicia-se às 10h30 no Auditório G2 da FL-UFRJ. O tema da palestra é “O que a linguística cognitiva nos ensina sobre a produtividade lexical na Língua Portuguesa (PE e PB): o exemplo do verbo ‘botar’” e será ministrada pela professora Hanna Batoréo, da Universidade Aberta, em Lisboa.

Quinta-feira (28/04), a mesa redonda começa às 14h, também no auditório G2 da FL-UFRJ. O tema da discussão é “Compostos em português: diferentes olhares”, e conta com a presença da professora Maria Lúcia Leitão e do professor Cláudio Cezar Henriques, ambos da UFRJ e da professora Hanna Batoréo, da Universidade Aberta de Lisboa.

Sexta-feira (26/04), último dia de evento, a mesa-redonda começa às 14h, na sala 615 da PUC (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea). O tema é “Morfologia Lexical: abordagens e fronteiras”. Participam nesse dia a professora Maria Lúcia Leitão e o professor Carlos Alexandre Gonçalves, ambos da UFRJ e a professora Margarida Basílio, da PUC-RJ.