Hospital Universitário debate como cuidar do paciente

Nesta quarta-feira (20/04) o “O cuidar do paciente” é tema de discussão no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), que vai abordar desde aspectos técnicos da clínica médica até psicológicos e sociais. O tema em questão foi publicado como artigo (The Care of the Patient), do doutor Francis W. Peabody no Journal of the American Medical Association (JAMA).

O artigo enfoca o relacionamento médico-paciente, abordando a importância do profissional conhecer seu paciente melhor para tratá-lo bem. Sintomas como vômitos ditos emocionais ou doenças emocionais comprovam que o emocional é extremamente importante no tratamento dos pacientes.

O artigo será apresentado pelo doutor. Adriano Maury e comentado pelo professor Ricardo Caminha. Logo depois, a participação com perguntas estará aberta aos interessados. A discussão do artigo acontece às 11h na sala 9E36 do Hospital Universitário Clementino Fraga. Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária.