Categorias
Memória

Diversidade genética viral e do hospedeiro na resposta ao tratamento da hepatite crônica

A influência da diversidade genética viral e do hospedeiro na resposta ao tratamento em pacientes com hepatite crônica C e na eliminação viral espontânea é a tese de doutorado de Juliene Antonio Ramos, que será defendida nesta terça-feira (19/4), às 13, na sala G1-022, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Submetida ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biofísica), do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, a tese teve orientação dos professores prof. sdr. Edson Rondinelli e profa. dra. Rosane Silva.

No estudo da diversidade genética viral, encontrou-se uma relação entre o número de substituições com resposta ao tratamento. Pacientes com RVS apresentaram uma infecção viral com um maior número de substituições na região E2 e NS5B, duas das três regiões do genoma viral avaliadas.

Já no estudo da diversidade genética do hospedeiro, descobriu-se que os polimorfismos de um gene estavam associados tanto com resposta ao tratamento em pacientes com hepatite crônica C quanto com a eliminação viral espontânea.